O mercado de casamento cresce a cada ano e não sente a crise que o Brasil passa. Com 8,5 mil empresas que movimentam R$15 bilhões anuais, o setor busca cada vez mais serviços diferenciados para atender à demanda. Segundo levantamento realizado pela Fundação Seade, foram 280,3 mil uniões legais, o que corresponde a uma média de 768 casamentos por dia.
Dados do IBGE estimam que anualmente aconteçam mais de 1 milhão de uniões pelo Brasil. Para preparar uma cerimonia os noivos precisam reunir de 38 a 42 serviços diferentes. Muitos dos quais são prestados por microempreendedores individuais, como por exemplo, o caso da empresa Doce Frescurinhas”, comandada pelas irmãs Milenna e Gizelle Carreira, que entraram para o ramo há três anos com foco na decoração infantil e resolveram de seis meses para cá atenderem como decoradoras também em festas de casamento.
“Começamos com o serviço de mini wedding intimista e a demanda de uma hora para outra começou a aumentar, Nosso trabalho é voltado para o estilo “recebendo em casa”, com elementos utilizados em decoração da própria casa dos noivos”, explica Gizelle.
Formada em designer e especialista em cor Fabiane Mandarino resolveu criar um pacote personalizado para noivas, o serviço de “Harmonia cromática para casamentos”. A ideia é ajudar a noiva a escolher as diretrizes de estilo que serão usadas na decoração e comunicação do casamento, utilizando a cor como elemento comum.
O ponto de partida é uma anamnésia para conhecer os sonhos e desejos da noiva. Logo após Fabiane avalia o espaço escolhido para a realização da festa, é feito um estudo de luz, que possibilita a extração da palheta de cor do ambiente para que possam ser montadas as cores ideias para o evento. A profissional monta três paletas cromáticas que unem o que há de mais novo no mercado ao gosto pessoal da noiva. Esse serviço serve como uma orientação aos decoradores, floristas, iluminadores e todos os demais fornecedores do evento.