Notibras

Mercedes quebram e Vettel reassume ponta na Fórmula 1

Foto/Reuters - EstadãoConteúdo

As Mercedes de Valteri Bottas e Lewis Hamilton quebraram, Max Verstappen pisou fundo e venceu o GP da Áustria, neste domingo, 1. Mas quem se deu melhor ainda foi o alemão Sebastião Vettel. Ele chegou em terceiro com sua Ferrari (logo atrás do companheiro de equipe Kimi Raikkonem, e reassumiu a ponta do campeonato.

As bolhas nos pneus de vários carros também ganharam destaque na prova, com Hamilton tendo que fazer um pit stop extra por causa delas, além do próprio Verstappen, que teve que segurar o ímpeto de Kimi Raikkonen nas voltas finais, justamente por ter este problema.

Entre os ponteiros, além da dupla da Mercedes, Daniel Ricciardo foi a baixa significativa da prova.

A dupla da Haas aproveitou todos os abandonos e fechou na quarta e quinta posições, com Romain Grosjean e Kevin Magnussen, respectivamente.

Na largada, Bottas não começou bem e Hamilton assumiu a liderança. Raikkonen chegou a ficar em segundo, mas saiu da pista na curva 2. Vettel também não largou bem e caiu para a oitava posição. No final da primeira volta, Bottas era o segundo, seguido de Verstappen, Raikkonen, Ricciardo e a dupla da Haas. Nos giros seguintes o alemão da Ferrari recuperou a sexta colocação.

Como Raikkonen e Vettel foram os únicos entre os ponteiros a largarem com o composto ultramacios, ambos tinham dificuldades de ter ritmo competitivo no início.

Na abertura da 13ª volta, o motor Renault de Nico Hulkenberg se entregou, fazendo com que o alemão abandonasse a corrida.

Logo depois, foi a vez do pole, Bottas, a ter problemas e também sair da corrida. A parte hidráulica o tirava da prova. O safety car virtual foi acionado. Boa parte do grid, menos Hamilton, aproveitou para fazer o único pit stop da prova, calçando o composto macio, o mais rígido do GP.

A não entrada de Hamilton o faria perder a liderança quando parasse, com a equipe admitindo culpa ao piloto pelo rádio.

No 26º giro, Hamilton fez seu pit stop e retornou em quarto, à frente de Vettel. A Red Bull, em casa, assumia as duas primeiras posições, com Verstappen e Ricciardo. Raikkonen era o terceiro colocado até então.

Na metade da corrida, Ricciardo começava a sofrer com bolhas no pneu traseiro esquerdo e a Red Bull analisava se o australiano deveria parar. Independentemente disso, Raikkonen manobrou para o segundo posto na 38ª volta.

Ricciardo fez o pit stop inesperado na 39ª volta. Enquanto isso, Vettel assumia a terceira posição, após grande ultrapassagem em cima de Hamilton.

Na 50ª, a TV mostrava os pneus traseiros de Hamilton com bolhas e se criou a expectativa de uma segunda parada do inglês. E não deu outra, o atual campeão parou novamente com 53 voltas, retornando na quinta posição.

Mas o aniversariante dia teve que abandonar, com problemas mecânicos, faltando 17 voltas e frustrando parte da torcida no Red Bull Ring. O safety car virtual foi acionado, mas sem ninguém entrando nos pits.

Faltando sete giros, foi a vez da Mercedes de Hamilton quebrar.

Nas últimas voltas, Raikkonen se aproximava de Verstappen, que também tinha bolhas nos pneus, mas o dia era do holandês, que triunfou, seguido de Raikkonen e Vettel. Grosjean e Magnussen vieram logo a seguir.

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece no próximo fim de semana com o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone.

Sair da versão mobile