Notibras

Mesmo condenado, Lula lidera corrida ao Planalto

Ex-presidente tem percorrido o Brasil em suas velhas caravanas. Foto/Arquivo Notibras

Marta Nobre

Uma pesquisa do Datafolha revela que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua imbatível numa suposta disputa ao Palácio do Planalto no próximo ano. A pesquisa, feita nos últimos dias 27 e 28, será publicada na edição deste domingo (1) pelo jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o levantamento, o único nome capaz de fazer frente a Lula – e mesmo assim sem garantia de vitória -, é o do juiz Sergio Moro, que tem dito, porém, que não abandonará a toga para ingressar na seara política.

Dos pré-candidatos conhecidos, o petista vence em todos os cenários. Mesmo condenado em 1ª Instância, Lula tem 35% dos votos do eleitorado. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) aparecem respectivamente em segundo e terceiro lugares, com respectivamente 17% e 13 por cento.

Ainda segundo o Datafolha, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria, ambos de São Paulo, e do PSDB, sofreriam, se as eleições fossem hoje, uma acachapante derrota. Os dois alcançam no máximo 8% da preferência do eleitorado.

Apesar dessa vantagem, a participação de Lula na disputa de 2018 é incerta. Condenado por Moro, ele pode ter a condenação confirmada pelo Tribunal Regional Federal por suposto recebimento de um tríplex em Guarujá da construtora OAS. Se os desembargadores do TRF-4 seguirem a decisão de Moro, o PT terá de buscar outro nome – ou apoiar um candidato alinhado à esquerda.

Sair da versão mobile