Notibras

Messi muda estilo e joga para a Argentina vencer as partidas

Em uma partida em que pela primeira vez na Copa do Mundo não se mostrou decisivo, Lionel Messi ganhou elogios neste domingo por sua obediência tática e esforço na marcação. Segundo o volante Javier Mascherano, o camisa 10 permaneceu fundamental na vitória por 1 a 0 sobre a Bélgica que garantiu o país na semifinal diante da Holanda.

“É um pouco estranho quando o Lionel Messi tem poucas chances. Mas tanto Leo como Higuain deram a vida quando não tinham a bola e marcaram muito bem”, afirmou Mascherano, que enxergou nas atuações dos jogadores mais ofensivos uma importante contribuição para o sistema defensivo.

“Messi e Higuain foram importantes, porque ajudaram ao segurar a bola no ataque, abrindo espaço e dando uma esfriada no jogo. É importante ter dois ou três jogadores que dão respiro para as duas linhas, sobretudo em uma fase como esta quando os jogos são mais duros”, completou.

Lionel Messi teve apenas uma chance de gol na partida contra a Bélgica, quando arrancou desde o meio-de-campo e foi parado pelo goleiro Courtais. No restante do tempo teve um papel de controlar o ritmo quando tinha a bola nos pés e fechar os espaços e ajudar na formação. Nos outris quatro jogos ele deu passes e fez gols em momentos cruciais para a Argentina.

Para Mascherano, a frieza argentina para executar o plano tático foi fundamental para a vitória. O duelo contra a Bélgica mostrou uma Argentina mais segura defensivamente, sem passa tantos sustos como nos jogos anteriores.

“A equipe teve as linhas mais juntas, evitou que a Bélgica pudesse romper linhas. Nossa maior virtude creio que foi essa. Se tem uma palavra foi inteligência. É claro que jogamos com coração e com a alma. Mas fomos inteligentes, a equipe em todo o momento controlou o jogo. O resultado nunca esteve em perigo”, disse.

Sair da versão mobile