Curta nossa página


Copa América

Messi sai contundido mas Argentina leva 16ª Taça

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto Reprodução/Start Daily

Em uma partida que começou com 1 hora e 22 minutos de atraso devido a problemas com a torcida no Hard Rock Stadium, a Argentina conquistou pela 16ª vez o título da Copa América. É seu terceiro título importante consecutivo após a Copa América de 2021 e a Copa do Mundo de 2022, e igualou a Espanha, que venceu os Campeonatos Europeus de 2008 e 2012, além da Copa do Mundo de 2010.

A Argentina também interrompeu a sequência invicta de 28 jogos da Colômbia, que começou com a derrota por 1 a 0 para a Albiceleste nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 em fevereiro, também com gol de Martínez.

Messi foi forçado a assistir boa parte do segundo tempo e da prorrogação por causa de uma lesão na perna. Ainda assim, a Argentina venceu seu segundo campeonato consecutivo da Copa América, derrotando a Colômbia por 1 a 0 na noite de domingo com o gol de Lautaro Martínez aos 112 minutos .

“Leo é o maior jogador da história”, disse o técnico argentino Lionel Scaloni por meio de um intérprete. “Ele nunca quer sair do campo. Ele tem um tornozelo inchado e quer continuar jogando. Eu prefiro esses jogadores. Ele quer jogar não porque é egoísta ou egoísta. Ele quer continuar jogando porque não quer deixar seus companheiros de equipe. … Ele nasceu para estar em campo.”

Messi pareceu sofrer uma lesão sem contato enquanto corria e caía no minuto 64. O oito vezes vencedor da Bola de Ouro cobriu o rosto com as mãos enquanto estava sentado no banco e soluçava .

Mais tarde, Martínez correu até o banco para abraçar seu capitão de 37 anos após o gol que levou a Argentina ao seu 16º título da Copa do Mundo, um recorde.

Parecendo estar mancando depois que o apito final soou bem depois da meia-noite, Messi acenou para seus companheiros de equipe sênior levantarem o troféu com ele: Nicolás Ottamendi, de 36 anos, e Ángel Di María, que está se aposentando da seleção nacional. Enquanto confetes brancos caíam em cascata, o trio se abraçou.

“A verdade é que é difícil descrever”, disse Di Maria. “Foi escrito assim. Ontem à noite, no jantar, contei aos rapazes que sonhei com isso. É por isso que disse que era minha última Copa América. Sonhei que chegamos à final e vencemos, então pude sair dessa forma.

“Sempre serei grato a essa geração que me deu tudo, me ajudou a ganhar o que eu sempre quis e hoje, estou saindo assim”, disse Di Maria. “Não poderia ser melhor.”

Martínez entrou no minuto 97 e marcou com um passe perfeito de Giovani Lo Celso depois que Leandro Paredes roubou a bola de um colombiano com um carrinho perto da linha central. Paredes trocou passes com Martínez, então passou a bola para Lo Celso, que fez um passe em profundidade quando Martínez correu para passar pelo zagueiro Carlos Cuesta.

Martínez correu até a bola, deu um toque que o mandou para a área e chutou de pé direito entre os braços levantados do goleiro Camilo Vargas, marcando seu 29º gol internacional, seu quinto maior gol no torneio.

O técnico da Colômbia, Néstor Lorenzo, disse que muitos jogadores da Colômbia terminaram com cólicas severas. As temperaturas estavam na casa dos 80 graus, com umidade em torno de 73%.

“Não é fácil jogar uma final. Não é fácil para ninguém”, disse Lorenzo por meio de um intérprete. “Eles jogaram seis partidas em 21 dias e começaram a sentir os resultados. Todos saíram sentindo cãibras, algumas delas nas duas pernas. Todos saíram do campo sentindo o desgaste e o cansaço.”

Fazendo sua 39ª e possivelmente última aparição na Copa América, Messi fez um gol no torneio. Ele caiu no 36º minuto após seu tornozelo esquerdo ser pego por Santiago Arias, mas voltou a andar para o campo três minutos depois .

Messi olhou para o banco assim que caiu no campo no segundo tempo, parecendo saber que seu torneio havia acabado. Ele tirou a chuteira direita enquanto se afastava e a bateu com força em frustração, e seu tornozelo pareceu inchar. Com o pé direito descalço, ele ficou de pé no banco e levantou os braços enquanto os companheiros de equipe corriam para o campo quando Martínez marcou.

O início foi adiado das 20h EDT para 21h22 devido a problemas de controle de público do lado de fora do estádio, incluindo grupos de torcedores violando os portões de segurança de um local que será usado para a Copa do Mundo de 2026.

Dias depois de jogadores do Uruguai se envolverem em uma briga com torcedores da Colômbia após a partida da semifinal em Charlotte, Carolina do Norte, um vídeo mostrou torcedores escalando cercas e grades para entrar na partida do campeonato, com os árbitros não conseguindo controlar quem havia comprado ingressos e quem não.

O Hard Rock Stadium divulgou um comunicado após o jogo, dizendo que o local “se orgulha de sediar eventos de classe mundial durante todo o ano de forma segura e bem-sucedida”.

“Entendemos que há detentores de ingressos decepcionados que não conseguiram entrar no estádio após o perímetro ser fechado”, disse o comunicado, “e trabalharemos em parceria com a CONMEBOL para abordar essas preocupações individuais. No final das contas, não há nada mais importante do que a saúde e a segurança de todos os convidados e funcionários, e isso sempre permanecerá como nossa prioridade.”

A Colômbia foi mais agressiva e obrigou o goleiro Emiliano Martínez a fazer quatro defesas no primeiro tempo, mas a Argentina começou a ameaçar mais no segundo.

Nicolás Tagliafico pensou ter marcado no minuto 75, mas foi considerado impedido. Nicolás González, que substituiu Messi, foi parado por Vargas no minuto 95.

Vários jogadores perderam o equilíbrio durante o segundo tempo da partida de domingo. A grama foi muito molhada com sprinklers após a apresentação da estrela pop colombiana Shakira no intervalo, o que causou um intervalo prolongado.

O intervalo foi aumentado dos 15 minutos normais para cerca de 25 minutos por causa do desempenho.

Lorenzo criticou o tempo extra antes da partida final, notando as sanções dadas aos treinadores por retornos tardios ao campo no segundo tempo no início do torneio. No domingo, ele disse que a continuidade nas regras do intervalo seria melhor para “salvaguardar a aptidão física e a forma física dos jogadores”.

O colombiano James Rodríguez foi eleito o melhor jogador do torneio, com seis assistências.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.