Notibras

Meteorologia vê junho de 2024 como o mês mais quente já registrado

O mês de junho de 2024 foi mais quente do que em qualquer ano anterior registrado, informou o serviço europeu de monitoramento climático Copernicus. Os dados foram coletados usando satélites, estações meteorológicas, navios e aeronaves ao redor do mundo.

“Foi o mês mais com temperatura mais elevada do que qualquer junho anterior registrado… Este é o décimo terceiro mês consecutivo que é o mais quente no registro de dados dos centros de estudos climáticos”, diz o relatório.

O documento relata que embora incomum, uma sequência semelhante de recordes mensais de temperatura global aconteceu anteriormente em 2015/2016.

De acordo com os dados apresentados, a temperatura média ao redor do mundo atingiu 16,66 graus Celsius, o que é 0,67 grau acima da média de junho de 1991-2020 e 0,14 grau acima do recorde anterior em 2023.

A temperatura estava acima da média no sudeste da Europa, Turquia, leste do Canadá, oeste dos EUA, México, Brasil, norte da Sibéria, norte da África e oeste da Antártida. Temperaturas abaixo da média foram registradas no oeste da Europa, sul da Turquia, noroeste da Rússia e Pacífico equatorial.

A temperatura média de junho foi 1,5 grau mais alta do que no período pré-industrial de 1850 a 1900. O limite de 1,5 grau foi definido pelos Acordos de Paris como o nível máximo permitido de aumento da temperatura anual, o que reduziria os riscos e impactos das mudanças climáticas.

 

Sair da versão mobile