O Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal apresentou uma contraproposta à direção do Metrô, com reivindicações para encerrar a greve iniciada no último dia 14. A direção do Metrô vai analisar a contraproposta dos funcionários nesta segunda-feira (4). Com isso, a previsão é de que a greve persista ao longo do fim de semana.
Entre as reivindicações dos metroviários está o reajuste salarial de acordo com a inflação registrada em 12 meses, até abril, estimada em 9%. O grupo também pede a contratação dos aprovados no concurso de 2013 e a melhoria das condições de trabalho, como a garantia do fornecimento anual de uniformes e capas de chuva.
“A proposta enviada pela companhia não atendia às demandas principais do movimento. Hoje encaminharemos uma contraproposta e sinalizamos com o retorno ao trabalho, desde que o Metrô a aceite”, afirmou o diretor de Administração e Finanças do Sindmetrô, Quintino de Sousa.
A diretora de Saúde do Trabalhador Viviane Aguiar diz acreditar que a proposta vai ser acatada. “Nós abrimos mãos de muito do que reivindicamos, principalmente nas demandas financeiras. Estamos há 24 meses sem reajustes, mas entendemos que a greve não é boa para ninguém.”