Bartô Granja
Apesar do fim da greve dos metroviários, as faixas exclusivas da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), do Setor Policial Sul e das W3 Norte e Sul continuam liberadas até pelo menos segunda-feira (29).
Nesse dia, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) fará reunião para decidir se e quando o tráfego restrito será retomado.
As faixas foram liberadas para todos os veículos em junho, com o objetivo de desafogar o trânsito durante a paralisação do metrô, que durou 73 dias. A circulação dos tres do metrô voltará ao normal nesta sexta, 26.
O fim da greve foi decretado pelo Tribunal Superior do Trabalho na quarta (24). A contratação de funcionários concursados – uma das exigência dos metroviários -, ficou fora da pauta. O TST, segundo versão do Buriti, entendeu as dificuldades financeiras do governo de Brasília, já ameaçado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
O Tribunal determinou o abono de um terço dos dias parados, o corte e o desconto de um terço do salário em até seis prestações na folha de pagamento e um terço de compensação social e de jornada (50% de cestas básicas e 50% de trabalho). Em assembleia promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal, a categoria decidiu acatar a decisão.