Mexa-se quer fazer a cabeça do governo por mais dança na cidade
Publicado
emUma agenda cultural diferente vai marcar o domingo 22, em Brasília. Nesse dia, pessoas ligadas a vários segmentos da dança realizam intervenção cultural na Torre de TV. Novos atos estão programadas para o Dia Internacional da Dança, em 29 de abril.
Pelo segundo ano consecutivo, a capital da República vai mostrar que tem samba no pé, sapateado, dança do ventre, de salão, balé e muito mais. Trata-se do “Mexa-se! Brasília tem dança!”, um movimento organizado por artistas da cidade que se uniram em favor do amor, dos direitos e da valorização à arte.
Neste ano, a proposta é retomar o diálogo com o governo e fortalecer ainda mais as demandas do segmento, que acolhe e recebe apoio de outros movimentos organizados. Em 2014, os artistas foram às ruas para mostrar a indignação diante da indiferença do Executivo para com as manifestações do setor.
Os dançarinos da cidade vão invadir a Torre de TV, levando ritmos diferentes a um dos principais cartões-postais de Brasília. Na ocasião, serão realizadas várias intervenções artísticas. O evento acontece das 14h às 18h e é aberto à comunidade.
O professor de dança João Carlos Corrêa, um dos idealizadores do Mexa-se, reconhece que o momento financeiro é desfavorável no DF. Mesmo assim, ele argumenta não haver motivos para deixar de se estabelecer prioridades e prazos. Entre esses, ele cita a fundação de um Centro de Artes, a reforma do Centro de Danças e do Teatro Nacional. Esse último, sem previsão de reabertura.
“Estamos reconstruindo uma relação, confiantes na gestão da Secretaria de Cultura, mas sempre estaremos vigilantes, afinal as perdas nos últimos anos foram imensas — a começar pela desconstrução dos espaços culturais, ao esfacelamento da identidade artística”, pontua Corrêa.
A carência de espaços culturais na cidade tem levado artistas a sair do centro da capital e até do DF para procurar trabalho em outros locais. “Muitos foram em busca de novos palcos. Os que ficaram, não tiveram equipamentos culturais para realizar seu trabalho”, justifica o professor.
Além da ação no dia 22 de março, o grupo prepara um movimento para o Dia Internacional da Dança, em 29 de abril. “Nossa ideia é ocupar, novamente, a Câmara Legislativa (como ocorreu em 2014). E, naquele espaço democrático, entregar a compilação do nosso trabalho, com os demais coletivos de dança da cidade, ao governador Rodrigo Rollemberg”, finaliza João Carlos.
Serviço
O que: Mexa-se! Brasília tem dança!
Quando: 22 de março, das 14h às 18h
Onde: Torre de TV