Mudança na lei
México avalia investir mais na indústria naval
Publicado
emO presidente da Comissão Marinha da Câmara de Deputados do México, Jaime Martínez, está apresentando uma iniciativa de uma Lei para o Desenvolvimento e Promoção da Indústria Naval no país. A intenção, disse ele, é vincular o desenvolvimento do transporte marítimo com o setor industrial.
O legislador do partido Morena salientou que o projeto exigirá muito trabalho dos membros da Comissão, uma vez que diferentes estaleiros no país não vêm construindo há anos.
Ele disse que não há navios, exceto navios costeiros e offshore, no Sonda de Campeche, mas não há navios offshore, e tudo depende do transporte marítimo internacional, com outras bandeiras, e é por isso que a iniciativa propõe que os navios carreguem a bandeira mexicana.
Mencionou que outras legislaturas propuseram legislação sobre o assunto, mas pararam, e que há um projeto preliminar que ele enviará aos membros da Comissão e estará sujeito a pareceres a fim de enriquecê-la e produzir uma excelente iniciativa para o setor marítimo.
A ideia, disse ele, é que todos os membros da Comissão participem, e ele propôs reunir-se com a Câmara Mexicana da Indústria do Transporte Marítimo, a Associação Mexicana de Agentes de Navegação e outros órgãos do setor, para ouvir e atender suas opiniões e demandas.
Ele propôs uma reunião com o Secretário da Marinha para discutir e coordenar uma visita ao Campeche Sound para aprender sobre sua estrutura e os problemas que enfrenta, a fim de desenvolver uma agenda de trabalho baseada nas informações obtidas.
A MEP Sofía Carvajal também considerou essencial promover o crescimento da indústria marítima. “Precisamos ter mais navios, modernos, novos e nossos próprios navios, que possamos produzi-los e não tenhamos que comprar os de 20 anos atrás”, disse.