Notibras

México condena atos e sai em defesa do regime cubano

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, ofereceu nesta segunda-feira (12) todo o apoio de que Cuba necessita em remédios, vacinas, alimentos e afirmou que a maior ajuda é levantar o injusto bloqueio econômico contra aquele país.

Em sua entrevista coletiva matinal em Tabasco, o presidente respondeu assim a uma pergunta de um jornalista sobre os fatos ocorridos ontem em Cuba por grupos mercenários:

“Quero expressar minha solidariedade ao povo cubano, uma saída deve ser buscada através do diálogo sem uso da força, sem confronto, sem violência e devem ser os cubanos que decidem porque Cuba é um país livre, independente e soberano, não deve haver intervencionismo, nem a situação de saúde do povo cubano deve ser usada para fins políticos”.

“Se você quer ajudar Cuba, a primeira coisa que você deve fazer é suspender o bloqueio contra Cuba, como a maioria dos países do mundo estão pedindo. Isso seria um gesto verdadeiramente humanitário. Nenhum país do mundo deve ser cercado, bloqueado é o mais contrário que pode haver aos direitos humanos”, disse o presidente mexicano.

López Obrador também criticou a forma como a organização Artigo 19, financiada pelo governo dos Estados Unidos por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), divulgou uma fotografia de protestos massivos no Egito como se fossem as manifestações ocorridas em Cuba.

“Esta é apenas uma amostra do que fizeram em todo o mundo”, disse o presidente mexicano, referindo-se ao que considerou parte de uma campanha contra Cuba.

Sair da versão mobile