Mais de 490 mil pessoas passaram pelos cemitérios do Distrito Federal nesta sexta-feira (2), Dia de Finados. As unidades ficaram abertas das 7 às 19 horas. Maior parte dos visitantes esteve na unidade de Taguatinga, que alcançou público de 240 mil pessoas.
Não houve nenhum registro de tumulto ou de violência, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.
A maior parte dos visitantes esteve no cemitério de Taguatinga, que alcançou público de 240 mil pessoas durante o dia, conforme estimativa da Polícia Militar (PMDF). No Plano Piloto, o Campo da Esperança recebeu 130 mil pessoas.
No Gama, o número chegou a 80 mil, segundo a PMDF. Em Brazlândia, cerca de 30 mil homenagearam seus parentes. Em Planaltina, foram 10 mil pessoas. Sobradinho não teve o balanço divulgado.
Órgãos do governo do Distrito Federal estiveram nos seis campos-santos para garantir a tranquilidade dos visitantes. A força-tarefa incluiu segurança e controle do trânsito, além de combate ao comércio irregular nas proximidades.
As atividades de fiscalização ficaram a cargo da Subsecretaria de Assuntos Funerários, da Secretaria de Justiça e Cidadania; da Agência de Fiscalização do DF (Agefis); e do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF).
Em relação à segurança e ao trânsito, a Polícia Militar coordenou ações nos cemitérios da Asa Sul, de Sobradinho e de Planaltina, enquanto o Departamento de Trânsito (Detran-DF) ficou responsável pelos de Taguatinga e Brazlândia. No Gama, o Detran atuou em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).