Notibras

Militância petista crava 43 para levar Leandro Grass ao 2º turno

Acostumada a repetir o 13 em Brasília, para presidente e governador, a militância do PT decidiu nas últimas horas abraçar a candidatura de Leandro Grass. A ordem é cravar 0 43 e empurrar o candidato da Federação PT-PV-PCdoB em direção ao Palácio do Buriti. O segundo turno está garantido, como indicam as pesquisas deste sábado, 1 de outubro. A eleição será no domingo, 2. Pelo visto, o vira-vira voto, que tomou conta de todo o Brasil, chegou também à capital da República.

Pelos dados do Ipec, a batalha está aberta. O governador Ibaneis Rocha (MDB), que tenta a reeleição, conta com 46% dos votos válidos, contra 20% de Leandro Grass, enquanto Izalci Lucas (PSDB) vem em terceiro com 16%. O que deixou o PT mais animado foi o fato de Ibaneis ter recuado 4 pontos percentuais, uma vez que no último levantamento do mesmo instituto, ele computava 50% dos votos válidos. Já Leandro foi caminhando, partindo de 4% no início da campanha até chegar ao atual índice.

A corrida ao Buriti em votos válidos, segundo o Ipec, está assim: Ibaneis Rocha (MDB): 46% (tinha 50% no levantamento anterior do instituto, de 27 de setembro); Leandro Grass (PV- PT – PC do B): 20% (tinha 18% no levantamento anterior do instituto); Izalci (PSDB): 16% (tinha 11% no levantamento anterior do instituto); Paulo Octávio (PSD): 8% (tinha 9% no levantamento anterior do instituto); Leila Barros (PDT): 6% (tinha 7% no levantamento anterior do instituto); Coronel Moreno (PTB): 1% (tinha 2% no levantamento anterior do instituto)
Keka Bagno (PSOL): 1% (tinha 1% no levantamento anterior do instituto).

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Nete último levantamento, o Ipec ouviu 2 mil pessoas, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro em todas as regiões do Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04016/2022.

Sair da versão mobile