Lei e ordem
Militares mandam um recado duro a Jair Bolsonaro
Publicado
emOs militares não servem ao presidente da República nem aos seus propósitos, mas ao Estado brasileiro. É preciso entender que as Forças Armadas “cumprem sua missão constitucional” e que, portanto, estarão “sempre ao lado da lei, da ordem, da democracia e da liberdade”.
Esta é a síntese da mensagem transmitida nesta segunda, 4, pelo ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, menos de 24 horas após o presidente Jair Bolsonaro ter tido que as Forças Armadas estão ao lado dele.
“As Forças Armadas estarão sempre ao lado da lei, da ordem, da democracia e da liberdade. Este é o nosso compromisso”, diz o comunicado do general dirigido não apenas à tropa, mas especialmente à sociedade civil e aos poderes Legislativo e Judiciário.
No domingo, em ato com simpatizantes no Palácio do Planalto, Bolsonaro declarou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, que tinha as Forças Armadas “ao nosso lado, e Deus acima de tudo”.
A nota do Ministério da Defesa também classifica como “inaceitável” a agressão a profissionais de imprensa. No ato no Planalto, justamente no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, jornalistas e fotógrafos foram agredidos enquanto faziam a cobertura da manifestação.
“A liberdade de expressão é requisito fundamental de um País democrático. No entanto, qualquer agressão a profissionais de imprensa é inaceitável”, diz Azevedo e Silva.
No comunicado, o Ministério da Defesa afirma que Marinha, Exército e Força Aérea são “organismos de Estado, que consideram a independência e a harmonia entre os Poderes imprescindíveis para a governabilidade do País”.
Leia a nota:
As Forças Armadas cumprem a sua missão Constitucional.
Marinha, Exército e Força Aérea são organismos de Estado, que consideram a independência e a harmonia entre os Poderes imprescindíveis para a governabilidade do País.
A liberdade de expressão é requisito fundamental de um País democrático. No entanto, qualquer agressão a profissionais de imprensa é inaceitável.
O Brasil precisa avançar. Enfrentamos uma Pandemia de consequências sanitárias e sociais ainda imprevisíveis, que requer esforço e entendimento de todos.
As Forças Armadas estarão sempre ao lado da lei, da ordem, da democracia e da liberdade. Este é o nosso compromisso.
Fernando Azevedo e Silva
Ministro de Estado da Defesa