A partir de agora os incêndios que atingem diversas áreas da Amazônia Legal são um problema para as Forças Armadas resolverem. O anúncio foi feito no início da noite desta sexta, 23, pelo Palácio do Planalto. Também foi confirmado que o presidente Jair Bolsonaro fará u pronunciamento à nação para abordar o assunto.
A presença dos militares na região é parte da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Os primeiros focos a serem debelados estão localizados e Roraima. A ação será estendida paulatinamente a outros Estados,
Nessa primeira ação serão empregados 2 aviões, que poderão despejar produtos para combater o fogo. Realizadas exclusivamente por ordem expressa do presidente, as missões de GLO ocorrem nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em situações específicas.
Além da presença militar na Amazônia para debelar as chamas, Bolsonaro determinou que todos os ministros adotem “medidas necessárias para o levantamento e o combate a focos de incêndio para a preservação e a defesa da Floresta Amazônica”.