Viu, presidente?!
Ministério diz a CPI que ‘Kit Covid’ não surte efeito desejado
Publicado
emJá está em poder dos senadores da CPI da Pandemia documento elaborado pelo Ministério da Saúde, indicando que o ‘Kit Covid’ defendido pelo presidente Jair Bolsonaro para tratar o novo coronavoirus, não surte efeito contra a doença.
Segundo o próprio governo, os medicamentos cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina não devem ser utilizados em pacientes hospitalizados por causa da Covid-19.
O documento é uma nota técnica da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema de Saúde (Conitec), e foi enviado em resposta a um requerimento do senador Humberto Costa (PT-PE).
Segundo a Conitec, os medicamentos do chamado ‘Kit Covid’ foram testados e não mostraram benefícios clínicos. Na nota encaminhada à Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado, o órgão é taxativo:
“Alguns medicamentos foram testados e não mostraram benefícios clínicos na população de pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados, sendo eles: hidroxicloroquina ou cloroquina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina e plasma convalescente. A ivermectina e a associação de casirivimabe + imdevimabe não possuem evidência que justifiquem seu uso em pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados nessa população”, diz o documento.