O Ministério Público Federal (MPF) apresentou à Justiça, nesta sexta-feira (24), uma denúncia contra executivos das construtoras Odebrecht e Andrade Gutierrez investigados na Operação Lava Jato.
Entre os denunciados estão os presidentes da Odebrecht S.A., Marcelo Odebrecht e da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo.
Ao todo, são 22 pessoas denunciadas. Também aparecem na denúncia os nomes do doleiro Alberto Youssef, do ex-diretor de Serviços da Petrobras Paulo Roberto Costa.
Lista dos denunciados
– Alberto Youssef
– Alexandrino de Salles Ramos de Alencar
– Antônio Pedro Campello de Souza Dias
– Armando Furlan Júnior
– Bernardo Schiller Freiburghaus
– Celso Araripe d’Oliveira
– Cesar Ramos Rocha
– Eduardo de Oliveira Freitas Filho
– Elton Negrão de Azevedo Júnior
– Fernando Falcão Soares
– Flávio Gomes Machado Filho
– Lucélio Roberto von Lechten Góes
– Marcelo Bahia Odebrecht
– Márcio Faria da Silva
– Mario Frederico Mendonça Góes
– Otávio Marques de Azevedo
– Paulo Roberto Costa
– Paulo Roberto Dalmazzo
– Paulo Sérgio Boghossian
– Pedro José Barusco Filho
– Renato de Souza Duque
– Rogério Santos de Araújo
Durante entrevista à imprensa, o procurador responsável pela força-tarefa de investigação da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, destacou que a apuração é um “momento histórico” no combate à corrupção e que a “impunidade foi rompida” no país.
De acordo com o procurador, a investigação já conseguiu recuperar R$ 870 milhões, cujos valores desviados da Petrobras trouxeram “cicatrizes para a saúde e para a educação”. “Por mais poderosos que sejam seus autores [dos crimes], ninguém esta acima da lei”, disse.
Em junho, os executivos da Odebrecht e da Andrade Gutierrez foram presos na décima quarta fase da Lava Jato, chamada Erga Omnes, uma expressão usada no meio jurídico para indicar que os efeitos de algum ato ou lei atingem todos os indivíduos.