Ah, Weintraub
‘Ministlo’ volta ao ataque com ironia a chineses
Publicado
emEmbora diga que não é racista e mesmo respondendo a uma ação no Supremo Tribunal Federal por ofensas a raças, o Ministro da Educação Abraham Weintraub voltou ao ataque contra os chineses nesta sexta, 12, ao minimizar um acordo de cooperação do governo de São Paulo com um laboratório de Pequim para a produção de vacina anti-Covid.
Em postagem irônica no Twitter, Weintraub compartilhou trecho da entrevista coletiva do governador paulista João Doria sobre a parceria com os chineses. “Sabem com quem o governador Doria fez mais um acordinho? Bem docinho!”, escreveu Weintraub na legenda da publicação original de Doria.
Weintraub, que andou trocando as letras no primeiro ataque ao maior parceiro do Brasil no campo econômico, também é alvo de inquérito no STF sobre produção de fake news.
A primeira ação (de racismo) veio logo após ele publicar nas redes sociais texto sugerindo que os chineses estariam sendo beneficiados pela pandemia. Na postagem, Weintraub usou imagem da Turma da Mônica e escreveu trocando os “R” por “L”, como faz o personagem Cebolinha, em referência ao sotaque dos asiáticos quando falam português.