Notibras

Ministro da Justiça é recebido com protestos em Campo Grande

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi recebido com protestos em Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira, 2. Ele chegou ao Estado para intermediar solução para o conflito entre fazendeiros e indígenas. O clima está tenso na região desde o dia 22 de agosto, quando índios invadiram uma propriedade. Um guarani kaiowá já morreu e o Exército atua no município.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) diz que as áreas ocupadas já foram homologadas como indígenas, que reivindicam as terras e também a retirada do gado das fazendas.

Cardozo e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Leandro Daiello, cumpriram agenda na governadoria, em Campo Grande, e não seguiram para Antônio João, a 301 quilômetros da capital,, onde índios permanecem em três propriedades rurais.

A comitiva foi recebida com dois protestos na entrada da governadoria. Um de duas produtoras rurais que possuem fazendas invadidas em Aquidauana, município que não está na área de conflito, e outro de cerca de 10 pessoas do Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal de Ministério Público da União.

Sair da versão mobile