O ministro da Cidades, Gilberto Occhi, em comemoração ao Dia Mundial sem Carro, assinou nesta segunda-feira (22) um aviso ministerial para incentivar o uso de bicicletas por servidores e funcionários de órgãos federais. O documento também recomenda a construção de bicicletários e paraciclos nos prédios dos ministérios.
Criado em 1997 na França, o Dia Mundial Sem Carro se espalhou pelo mundo com o objetivo de estimular a reflexão sobre a dependência em relação ao automóvel e estimular formas alternativas de mobilidade. A mobilização foi realizada no Brasil, pela primeira vez, em 2001.
“Aqui nós temos um aviso ministerial a todos os ministérios da Esplanada para que eles possam apoiar cada vez mais o transporte não motorizado, a bicicleta, e instalar nos seus ambientes a oportunidade de termos o bicicletário, para que os funcionários do setor federal do serviço público possam utilizar suas bicicletas e assim ir da sua casa para o trabalho”, disse o ministro Occhi durante evento no ministério .
Na ocasião, ele também inaugurou 30 vagas para bicicletas em paraciclos em frente ao prédio do Ministério das Cidades. Occhi acrescentou que, além de paraciclos e as bicicletas, é importante também que haja investimentos em ciclovias.
“É importante que a ciclovia possa fazer uma interlocução ou integração conjunto com metrô, VLT, BRT e todos os outros movimentos de mobilidade urbana que estamos construindo no Brasil”, afirma Gilberto Occhi.