Cadê a nave?
Missão privada à Lua deixa japoneses fora do ar
Publicado
emA empresa espacial privada japonesa ispace não confirmar o pouso de sua missão lunar pioneira, pois o contato com o módulo HAKUTO-R foi perdido. “Esperava-se que pousasse na superfície da lua às 1h40 JST em 26 de abril de (fim de tarde do dia 25 no Japão). Neste momento, nosso Centro de Controle de Missão em Tóquio é capaz de confirmar o sucesso do módulo”, tuitou a empresa.
“Nossos engenheiros e especialistas em operações de missão em nosso MCC estão atualmente trabalhando para confirmar o status atual do módulo de pouso. Mais informações sobre o status do módulo de pouso serão anunciadas assim que estiverem disponíveis.”
Uma transmissão ao vivo anterior do evento de pouso capturou a reação imediata dos indivíduos envolvidos no projeto, capturando muitos oficiais com rostos sombrios.
A empresa disse em suas contas de mídia social no início do dia que o principal local de pouso para o módulo HAKUTO-R Mission 1 seria a Cratera Atlas localizada no quadrante nordeste da lua.
As autoridades escolheram o local porque “atende às especificações técnicas da missão de demonstração da tecnologia de pouso, aos objetivos de exploração científica da missão [Centro Espacial Mohammed Bin Rashid dos Emirados], bem como aos requisitos de missão de nossos outros clientes”.