As forças armadas dos Estados Unidos dispararam mísseis e derrubaram neste sábado, 4, o suposto ‘balão-espião’ chinês que sobrevoava o território americano desde o meio da semana. Um vídeo (assista abaixo) do ataque foi postado nas redes sociais por internautas que flagraram a ação. A China ainda não se manifestou sobre o incidente.
O balão foi abatido na costa leste da Carolina do Norte. Pequim sustenta que o equipamento era uma máquina civil, para estudar a atmosfera e teria ido desviado do curso por conta de fortes ventos. O balão estava a cerca de 38 quilômetro de altura quando foi derrubado.
Antes da operação, a Federal Aviation Administration (FAA) havia suspendido voos em três aeroportos da região “para apoiar o Departamento de Defesa em um esforço de segurança nacional”. Pousos e decolagens foram suspensos por várias horas.
No início da semana, foi relatado que o Exército dos EUA desaconselhou abater a nave enquanto ela estava sobre terra. As autoridades temiam que os destroços que caíam pudessem ser perigosos para os civis no solo. Apesar dessas apreensões, vários republicanos, incluindo o ex-presidente Donald Trump, criticaram o presidente Joe Biden por não ter derrubado o balão em tempo hábil.
Na sexta, 3, como primeira consequência do surgimento do balão, foi anunciado o cancelamento de uma viagem à China do secretário de Estado americano, Antony Blinken, marcada para este fim de semana. A região de Montana, sobrevoada pelo balão, abriga cerca de 150 silos de mísseis balísticos intercontinentais.
Veja o vídeo
Fighters jets circling the balloon ready to shoot it down over off of Myrtle Beach. #ChineseSpyBalloon pic.twitter.com/7BnMkmhUaJ
— Brad Panovich (@wxbrad) February 4, 2023