Notibras

Mísseis russos transformam em pó armas dadas à Ucrânia

Os EUA e seus aliados enviaram bilhões de dólares em armamento para a Ucrânia ao longo dos últimos anos e comprometeram outros bilhões depois que a Rússia e seus aliados do Donbass iniciaram uma operação militar no país em fevereiro. Na semana passada, autoridades dos EUA disseram que Moscou “avisou” a Casa Branca para parar de enviar armas avançadas ou enfrentar “consequências imprevisíveis”.

Agora, um ataque aéreo de precisão russo destruiu uma instalação de logística nos arredores de Lvov, no oeste da Ucrânia, contendo grandes quantidades de armamento americano e europeu. “Tudo virou pó”, anunciou o porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov.

“Em 18 de abril, mísseis disparados pelas Forças Aeroespaciais Russas realizaram um ataque de precisão contra o 124º Centro Logístico Conjunto do Comando das Forças Logísticas das Forças Armadas Ucranianas perto de Lvov. O centro logístico; armas entregues à Ucrânia nos últimos seis dias pelos Estados Unidos e países europeus foram destruídas”, disse Konashenkov em um briefing.

Ataques russos também destruíram um grande depósito de munição perto da vila de Vasilkov, na região de Kiev, disse o oficial. Konashenkov disse que mísseis russos atingiram um total de 16 instalações militares na Ucrânia ao longo do dia, entre eles dois postos de comando, duas fortalezas contendo tropas ucranianas e áreas contendo concentrações de pessoal inimigo e equipamentos militares perto dos assentamentos de Popasna, Barvenkovo ​​e Krasny Lyman em Lugansk, Kharkov e Donetsk.

Além disso, disse o porta-voz do Ministério da Defesa, a aviação tática russa realizou ataques contra 84 alvos militares separados, destruindo uma instalação de reparo de mísseis táticos Tochka-U em Dnepropetrovsk, um posto de comando de batalhão territorial na área de Zelenoye e dois depósitos de munição e combustível perto do assentamento de Chervonnaya.

As tropas russas de artilharia e foguetes atingiram 331 alvos, destruindo nove postos de comando, um depósito contendo munição de artilharia de foguetes e 315 áreas onde as tropas inimigas estavam concentradas próximas aos assentamentos de Popasnaya, Lugansk e Novomayorskoe.

Na véspera, um ataque na área do assentamento de Novotoshkovskaya em Lugansk também eliminou até 120 membros de milícias neonazistas e nove equipamentos militares, disse Konashenkov. O porta-voz disse que as forças russas destruíram um total de 139 aeronaves, 483 drones, 250 sistemas de defesa aérea, 254 sistemas de artilharia de foguetes, 2.337 tanques e outros veículos blindados, 1.009 peças de artilharia de campanha e morteiros e 2.196 veículos militares desde o início da operação em 24 de fevereiro.

Sair da versão mobile