Notibras

Míssil balístico britânico vira traque de massa

A marinha do Reino Unido realizou um lançamento malsucedido de um míssil balístico intercontinental (ICBM) Trident II do submarino armado com mísseis balísticos HMS Vanguard enquanto o secretário de Defesa, Grant Shapps, estava a bordo, informou o The Sun.

O jornal disse que o míssil falhou dramaticamente e caiu na água a poucos metros do submarino que o lançou. O míssil foi lançado ao ar, mas os propulsores do primeiro estágio não foram acionados, e o míssil que carregava ogivas falsas caiu na água e afundou.

“Ele saiu do submarino, mas simplesmente caiu bem ao lado”, disse uma fonte. O jornal informou que o incidente ocorreu em 30 de janeiro na costa do estado americano da Flórida. Uma investigação sobre as circunstâncias do incidente foi imediatamente iniciada e uma busca foi ordenada para recuperar a tecnologia ultrassecreta de mísseis do fundo do mar.

O Ministério da Defesa do Reino Unido disse num comunicado divulgado ao jornal que uma “anomalia ocorreu” durante o lançamento, mas garantiu que a dissuasão nuclear de Londres permanece “eficaz”.

“O HMS Vanguard e sua tripulação provaram ser totalmente capazes de operar o sistema de dissuasão contínua no mar do Reino Unido, passando todos os testes durante uma recente operação de demonstração e shakedown (DASO) – um teste de rotina para confirmar que o submarino pode retornar ao serviço após manutenção profunda. trabalho. O teste reafirmou a eficácia da dissuasão nuclear do Reino Unido, na qual temos absoluta confiança. Durante o teste ocorreu uma anomalia. Por uma questão de segurança nacional, não podemos fornecer mais informações sobre isso, no entanto, estamos confiantes de que a anomalia foi específico do evento e, portanto, não há implicações para a confiabilidade dos sistemas e estoques mais amplos de mísseis Trident. A dissuasão nuclear do Reino Unido permanece segura, protegida e eficaz”, disse o ministério.

O jornal noticiou anteriormente que a Marinha do Reino Unido estava se preparando para realizar o lançamento de um ICBM Trident II pela primeira vez desde 2016 no Oceano Atlântico. O míssil foi planejado para voar mais de 6.000 quilômetros antes de cair entre o Brasil e a África Ocidental.

O lançamento anterior de um ICBM Trident II a partir de um submarino do Reino Unido em 2016 também falhou. O míssil foi planejado para voar 9.000 quilômetros da costa da Flórida até um alvo a sudeste da Ilha de Ascensão, mas teria se desviado do curso em direção aos Estados Unidos e se autodestruído.

Sair da versão mobile