Um hotel abandonado no Setor Hoteleiro Norte de Brasília, um dos pontos mais nobres da capital, virou abrigo para moradores de rua e usuários de drogas. O Torre Palace Hotel, que fica ao lado do Eixo Monumental, próximo à Torre de TV, fechou em maio do ano passado e foi totalmente desocupado em agosto deste ano.
O hotel não tem porta ou cerca, o que permite a entrada de qualquer pessoa no edifício. Os moradores de rua fizeram dos andares suas casas, com camas, cadeiras, divisórias, prateleiras e objetos pessoais. No interior do prédio há lixo espalhado e móveis quebrados. O forro do teto está cedendo e o poço do elevador ficou aberto.
Taxistas contam que os novos ocupantes se sentem donos do edifício e chegaram a ameaçar motoristas que trabalham em um ponto nas proximidades. Hóspedes de hotéis vizinhos e trabalhadores que atuam no setor reclamam que os invasores arrancam esquadrilhas da janela, para furtar o alumínio, e quebram vidros durante a madrugada, que caem na rua e na calçada.
A Polícia Militar diz que faz patrulhamento diariamente nas imediações do prédio, mas como o antigo hotel é particular, eles só podem entrar em casos de flagrante.
Um gerente de hotel da região diz que já enviou ofícios para Administração de Brasília e para a Agência de Fiscalização (Agefis), que pediu que ele entrasse em contato com a Secretaria de Segurança Pública, que, segundo ele, não deu retorno.