Notibras

Morre aos 81 anos, ex-prefeito do Rio, Luiz Paulo Conde

Morreu na madrugada desta terça-feira (21), aos 81 anos, o ex-prefeito da cidade do Rio, Luiz Paulo Conde. Ele estava internado há um ano no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul, onde se tratava de um câncer de próstata. Há sete anos, o ex-prefeito lutava contra a doença. Luiz Paulo Conde era casado com Rizza Conde, que conheceu durante o curso de Arquitetura. Ele deixa também três filhos.

Nas redes sociais e através de nota, vários políticos se pronunciaram. Um deles foi o ex-prefeito Cesar Maia, que lamentou a morte de Conde: “O Rio deve muito ao urbanista, professor e prefeito Luiz Paulo Conde. Especialmente a maior reforma urbana complexa que iniciou e comandou, no asfalto, o Rio-Cidade, e nas comunidades, o Favela-Bairro. Um reconhecimento que todos nós cariocas – e o urbanismo – devemos a ele.”

No twitter, o Deputado Federal e Secretário Executivo de Governo da Prefeitura do Rio, Pedro Paulo (@deppedropaulo), disse que a história de Conde se confundia com a do Rio: “Dos traços de um dos mais brilhantes arquitetos à dedicação pela cidade onde nasceu e que tanto amava. A história de Luiz Paulo Conde se confundia com vários momentos da história do Rio. E hj, o RJ perde seu ex-prefeito, urbanista. #Luto”.

Conde nasceu em 1934, no Rio de Janeiro e se formou em Arquitetura pela antiga Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ainda estudante de arquitetura, integrou a equipe de Affonso Eduardo Reidy que projetou o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Foi presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, professor e diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFRJ.

Entre 1993 e 1996, foi Secretário de Urbanismo da cidade do Rio de Janeiro na primeira gestão do prefeito César Maia. Conde foi lançado candidato à prefeitura e eleito em 1997. Foi quando concluiu os seus principais projetos, como o Rio Cidade, a Linha Amarela e também o Favela-Bairro. Durante o governo Cesar Maia, foi uma espécie de “super secretário”, encarregado de comandar todas as obras da cidade.

Sair da versão mobile