Nobel de Literatura
Morre aos 89 anos escritor Mario Vargas Llosa

O renomado escritor peruano Mario Vargas Llosa faleceu neste domingo, 13 de abril de 2025, aos 89 anos, em Lima, Peru. A notícia foi confirmada por seus filhos, Álvaro, Gonzalo e Morgana, que informaram que ele partiu em paz, cercado por sua família .
Vargas Llosa foi uma das figuras mais influentes da literatura hispano-americana e mundial, com uma carreira que se estendeu por mais de seis décadas. Entre suas obras mais emblemáticas estão “A cidade e os cães”, “Conversas na Catedral”, “A festa do bode”, “A guerra do fim do mundo” e “Travessuras da menina má” . Seu último romance, “Le dedico mi silencio”, foi publicado em 2023, marcando sua despedida da ficção .
Além de sua contribuição literária, Vargas Llosa teve uma trajetória política marcante. Inicialmente alinhado ao marxismo, tornou-se um defensor do liberalismo e da democracia, chegando a concorrer à presidência do Peru em 1990. Em 2010, foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura “por sua cartografia das estruturas de poder e suas imagens vigorosas da resistência, revolta e derrota individual” .
A família informou que, conforme sua vontade, não haverá cerimônia pública, e seus restos serão cremados em uma despedida íntima. Mario Vargas Llosa deixa um legado literário e intelectual que continuará a influenciar gerações futuras.
