Curta nossa página


Ataque de tubarão

Morte de Tamayo Perry choca surfe e cinema

Publicado

Autor/Imagem:
Malu Oliveira - Foto Reprodução X

Um misto de choque e tristeza varreu o Havaí e o mundo do surf em geral com a notícia da morte de Tamayo Perry, especialista em Pipeline e ator em “Piratas do Caribe”, no domingo, 23 de junho. Perry, que tinha 49 anos, foi vítima de um ataque de tubarão enquanto surfava em Goat Island, ao largo da costa de Oahu.

Tamayo Perry se destacou na cena do freesurfing na North Shore por volta da virada do milênio, sendo querido por seu sorriso constante e sua calma casual diante das imponentes ondas de Pipeline. Este surfista goofy-footer, conhecido por seu estilo agressivo, era presença frequente em revistas de surf, filmes e até fez uma aparição no sucesso de Hollywood de 2002, “Blue Crush”.

Funcionários do EMS de Honolulu informaram que responderam a um incidente com um corpo pouco antes das 13h na área de Kahuku. O corpo do homem parecia ter sofrido mais de uma possível mordida de tubarão. Segundo as autoridades, os salva-vidas trouxeram o corpo em um jet sky, onde foi identificado.

Tamayo Perry, especialista em Pipeline da North Shore de Oahu, conhecido por sua coragem e devoção religiosa, foi nomeado pela revista Surfing em 2002 como “o mais provável a conseguir o tubo do ano”. Ele nasceu em 1975 e foi criado no lado leste de Oahu, onde começou a surfar aos 12 anos e logo se tornou o melhor amigo do futuro cantor pop Jack Johnson, que vivia em uma casa à beira-mar em Pipeline.

Durante sua adolescência, Perry era conhecido como o garoto local tranquilo e emergente que precisava pedir emprestado pranchas de surf porque não tinha patrocinadores. Em 1997, este goofyfooter magro havia desenvolvido um estilo de surf em tubos que combinava traços de Gerry Lopez e Tom Carroll, seus dois surfistas favoritos da velha escola de Pipeline.

Enquanto isso, ele se tornara um cristão renascido devoto: quando uma revista de surf perguntou quais eram os dois últimos livros que ele havia lido, Perry mencionou a Bíblia e “O Fim: 50 Razões Pelas Quais Jesus Cristo Poderia Voltar Antes do Ano 2000”.

Perry competiu seletivamente e com sucesso moderado, ficando em quarto lugar nas eliminatórias do Pipeline Masters em 2000 e em quinto lugar nas eliminatórias do Billabong Pro em Teahupoo. No entanto, em 2005, ele era geralmente considerado o surfista mais dominante de Pipeline.

Perry apareceu em mais de uma dúzia de vídeos de surf, incluindo “The Bomb” (1998), “Revelation” (2000), “All Aboard” (2002) e “Loaded Pipe” (2004). Emila Perry, esposa australiana de Tamayo, é uma bodyboarder profissional.

O mundo do surf e os amantes das ondas lamentam profundamente a perda de Tamayo Perry,
recordando-o não apenas como um mestre indiscutível de Pipeline, mas também como um homem de fé e coragem nas águas que tanto amava.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.