As mortes por Covid no Brasil, que variaram entre 350 e 600 nos últimos dias, mas que deram um salto acima de 1 mil de terça para quarta-feira, voltaram a ficar abaixo de mil, segundo revelou nesta quinta, 10, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
Pelo boletim epidemiológico do órgão, foram 983 óbitos nas últimas 24 horas, elevando o total a 129 mil 522.
Ainda segundo o Conass, no mesmo período foram registrados mais 40 mil 557 casos de pessoas contagiadas pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia, o total de infectados soma 4 milhões 238 mil 446.
Mais cedo o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o Brasil estuda aderir ao programa Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde, voltado para a promoção de acesso global à vacina contra a covid-19.
O anúncio foi durante a videoconferência do Conselho de Governança do Access to Covid-19 Tools (ACT) Accelerator, grupo que reúne diversos países para acelerar o fim da pandemia do novo coronavírus (covid-19), por meio do desenvolvimento de testes, tratamentos e vacinas.
“Caso optemos pela adesão, o Brasil poderá ser o maior contribuinte. Gostaria de concluir colocando à disposição de todos a robusta capacidade de produção de vacinas e experiência do Brasil em oferecer acesso universal a serviços de saúde, incluindo vacinação a toda população brasileira”, disse Pazuello.