Barril de pólvora
Moscou adverte Washington sobre riscos de acabar acordo nuclear
Publicado
emO anúncio do governo dos Estados Unidos de que prevê a retirada de um acordo assinado durante a Guerra Fria sobre mísseis nucleares de alcance intermediário deixará o mundo mais perigoso, afirmou o Kremlin. Moscou espera “explicações” da parte de Washington, que alegou violações da Rússia para tomar essa decisão.
“As iniciativas deste tipo, caso aconteçam, deixarão o mundo mais perigoso”, afirmou segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.
O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta segunda-feira que Moscou espera que os Estados Unidos expliquem seus planos, segundo a Reuters.
O Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF), negociado pelo então presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan e pelo líder soviético Mikhail Gorbachev em 1987, estabeleceu a eliminação de mísseis nucleares e convencionais de alcances curto e intermediário por ambos os países.
“A Rússia não honrou, infelizmente, o acordo então nós vamos encerrá-lo e sair dele”, disse Trump a jornalistas no domingo (21).
As autoridades americanas afirmam que o sistema russo pode permitir ao país lançar um ataque nuclear contra a Europa com rapidez. A Rússia tem consistentemente negado qualquer violação do tratado.