Coreia do Norte
Moscou descrê dos reais interesses de paz de Washington
Publicado
emA Rússia não tem certeza de que os Estados Unidos estejam prontos para manter conversas construtivas com a Coreia do Norte sobre a desnuclearização da Península Coreana, disse a vice-representante permanente russa nas Nações Unidas, Anna Evstigneeva.
“Notamos a prontidão para o diálogo apontada pelo representante dos EUA, embora não tenhamos certeza de que Washington esteja genuinamente pronto para uma discussão construtiva com Pyongyang”, disse Evstigneeva durante a reunião do Conselho de Segurança da ONU na sexta-feira.
Os exercícios militares organizados pelos Estados Unidos e Coreia do Sul estão desestabilizando a situação, disse Evstigneeva. “Pedimos a Washington que reduza as tensões e retome o diálogo”, frisou, acrescentando que não há alternativa aceitável à diplomacia.
Na quarta-feira, a Coreia do Norte lançou sem sucesso o satélite de reconhecimento militar Malligyong-1 montado em um foguete transportador Chollima-1. Após a separação do primeiro estágio, o motor do segundo estágio não pegou, fazendo com que o foguete perdesse o impulso e caísse no Mar Amarelo, disse a agência espacial da Coreia do Norte.