O embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, diz já estar comprovado que os planos dos países ocidentais de derrotar a Rússia na invasão da Ucrânia fracassaram.
“Todo o mundo ocidental se voltou contra nós. No entanto, já está claro hoje que os planos de infligir uma derrota estratégica ao nosso país foram frustrados”, disse Antonov, em uma reunião da embaixada por ocasião do Dia do Trabalhador Diplomático.
Ele destacou que, no ano passado, a Rússia reconstruiu sua economia, fortaleceu seu poderio militar e intensificou a cooperação com a maioria dos países.
“Sim, é difícil para nós. Sim, vivemos sob sanções econômicas. Eles até querem apagar o nome de nossa Pátria do mapa político do mundo “, disse Antonov.
“Dia após dia, os diplomatas russos sentem o desejo dos inimigos de minar nossa amizade secular com os países da Comunidade de Estados Independentes [CEI], bem como com a Ásia, a África e a América Latina.”
O embaixador enfatizou que a Rússia está determinada a trabalhar para a criação de uma ordem mundial democrática baseada na igualdade e no respeito ao direito internacional, onde existam condições para o desenvolvimento justo de todos os países e onde os interesses nacionais sejam respeitados.
Antonov disse que a embaixada russa nos EUA faz parte da sociedade russa e que cada trabalhador diplomático se esforça para realizar o máximo possível para fortalecer a autoridade e o prestígio da Rússia.
Os países ocidentais aumentaram a pressão de sanções sobre a Rússia desde que iniciou sua operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. Em meio à adoção de vários pacotes de sanções contra Moscou por países ocidentais, a Rússia mudou seu foco e intensificou sua cooperação multifacetada com países na África, Ásia e América Latina.