Notibras

Mossad pegará grupo do Hamas ‘em qualquer lugar’

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, instruiu a agência de inteligência Mossad a agir contra os líderes do movimento palestino Hamas em todo o mundo.

“Instruí o Mossad a agir contra os líderes do Hamas onde quer que estejam”, disse Netanyahu em entrevista coletiva.

O comentário do primeiro-ministro surgiu no contexto de um acordo mediado pelo Qatar entre Israel e o Hamas sobre um cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza e a libertação de reféns.

Na quarta-feira, Israel e o Hamas confirmaram que tinham concordado com um cessar-fogo de quatro dias em Gaza, com a cessação de todas as hostilidades e a libertação de 50 reféns israelitas em troca de 150 prisioneiros palestinianos.

Em 7 de Outubro, o Hamas lançou um ataque surpresa de foguetes em grande escala contra Israel a partir da Faixa de Gaza e rompeu a fronteira, matando cerca de 1.200 pessoas e raptando mais de 200 nas comunidades israelitas vizinhas. Israel lançou ataques retaliatórios e ordenou o bloqueio total da Faixa de Gaza, cortando o fornecimento de água, alimentos e combustível.

Em 27 de Outubro, Israel lançou uma incursão terrestre em grande escala dentro da Faixa de Gaza com o objectivo declarado de eliminar os combatentes do Hamas e resgatar os reféns. O conflito resultou na morte de mais de 14.500 pessoas na Faixa de Gaza.

Sair da versão mobile