A fotógrafa Adriana Bittar apresenta sua nova exposição, Dentro, no icônico Espaço Oscar Niemeyer, a partir de 9 de dezembro. Com entrada gratuita, a mostra convida o público a uma jornada visual pela rica biodiversidade brasileira, promovendo uma reflexão profunda sobre nossa relação com o meio ambiente.
A exposição, contemplada pela Lei Rouanet, faz parte do projeto A Cor da Gente, que inclui também o lançamento de um livro e um curso de conscientização ambiental. Através de suas lentes, Adriana Bittar captura a beleza e a fragilidade da natureza, convidando o espectador a uma imersão sensorial em paisagens exuberantes e encontros com a fauna e flora brasileiras.
Além de Brasília, a mostra pretende passar por Goiânia e Anápolis, cidade natal da fotógrafa, a partir de janeiro.
Um olhar sensível e engajado
Com um olhar atento e respeitoso a biomas como o Cerrado, a Amazônia e o Pantanal, a artista revela a potência e a fragilidade da natureza, denunciando os impactos da ação humana e propondo uma reflexão sobre a importância de preservar nossos ecossistemas.
De acordo com a curadora do projeto, Débora Duarte, a artista tem a capacidade de estabelecer uma conexão profunda com aqueles que encontra, revelando a beleza e a complexidade da vida em suas diversas formas de organização. “As fotografias de Adriana Bittar não se limitam à beleza estética, carregam, antes de tudo, um sentido de urgência e denúncia diante da destruição ambiental instaurada pelos povos da mercadoria”, destaca.
Uma experiência imersiva
A exposição ocupa o Espaço Oscar Niemeyer, um dos mais importantes marcos arquitetônicos de Brasília, proporcionando um ambiente ideal para a apreciação das obras. As fotografias, impressas em alta qualidade, convidam o público a uma experiência imersiva, despertando os sentidos e a consciência ambiental.
O livro
As imagens também poderão ser vistas na publicação que leva o mesmo nome da exposição. O livro Dentro é composto por mais de 100 fotografias, impressas em papel importado, preto e branco, e apresenta-se como um convite à reflexão sobre a nossa relação com o mundo. O lançamento da obra será junto com o lançamento da exposição.