A vivacidade das cores da bromélia chama a atenção por sítios, chácaras e hortos de Guaratiba. Ao lado dela, cactos, palmeiras e patas de elefante compõem a paisagem com outras espécies, todas produzidas pelo Polo de Plantas Ornamentais da região. Entre sábado e domingo, essas belezas podem ser vistas num único lugar, o Jardins do Rio, no Sítio Meio do Mato, na Ilha de Guaratiba, em que 30 produtores locais expõem suas plantas para apreciação e venda.
Os visitantes podem conhecer ainda ambientes criados por paisagistas e participar de palestras e oficinas, além de se deliciar em restaurantes. A entrada da feira, organizada pelo Polo e pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário, é gratuita.
— É um ótimo programa para o fim de semana. As pessoas podem se conectar com a natureza e levá-la para dentro de casa — aposta o presidente do Polo, Paulo Rodrigues Pereira.
Ele ressalta que o Jardins do Rio — II Mostra do Polo de Plantas Ornamentais de Guaratiba é uma forma de divulgação do trabalho dos 350 hortos, sítios e chácaras da área. A atividade, iniciada com a chegada do paisagista Roberto Burle Marx à região, movimenta cerca de R$ 6,5 milhões por mês e gera dois mil empregos diretos. Mais informações em jardinsdorio.rio.
Onde
O evento acontece no Espaço Galeria Jardim, na área do Sítio Meio do Mato, na Estrada da Ilha 200, Guaratiba. No local há estacionamento e serviço de valet. Para quem usar trasporte público, o site do Jardins do Rio dá as coordenadas.
Oficinas e palestras
Entre as atrações, gratuitas, há oficinas de arranjos florais (hoje, às 11h e às 15h, e amanhã, às 15h) e de manejo e conservação do solo e da água (hoje, às 10h, e amanhã, às 11h) e palestra sobre flores comestíveis (hoje, às 15h). Inscrições no site do evento.