Acomodar confortavelmente duas crianças e todas as suas roupas e brinquedos em 6 m² foi o desafio apresentado à arquiteta Tamara Timenetsky, do escritório Timenetsky Sallum. A solução foi uma marcenaria única que englobasse gavetas, nichos, espaços para brincar, estudar e, é claro, para dormir. Tudo feito no menor tempo possível, já que a família permaneceria no imóvel durante a obra.
Como os clientes não tinham a intenção de se mudar tão cedo do apartamento no bairro da Vila Romana, em São Paulo, uma das reivindicações era que as duas camas tivessem tamanho padrão de solteiro, podendo ser aproveitadas durante o crescimento dos meninos. Para encaixá-las no quarto pequeno, foi necessário criar uma diferença de altura entre elas.
“Deixamos o menor, de apenas 3 anos, com a cama mais baixa, e o mais velho, que com 6 anos já tem uma habilidade maior para subir escadas, com a mais alta”, explica a arquiteta. “Tivemos a preocupação de que essa segunda cama fosse em uma altura que ajudasse na circulação do quarto, mas ainda permitisse que os pais colocassem a criança na cama sem grandes dificuldades”.
Embaixo das camas, gavetas acomodam a maior parte das roupas, amparadas por alguns ganchos na parede, onde as crianças podem pendurar roupas usadas, toalhas ou mochilas. “No gaveteiro da cama mais alta, também incluímos uma escrivaninha embutida, em uma altura boa para ambos”, conta Tamara. Prateleiras com livros e nichos por todo o quarto ajudam a organizar os pertences dos pequenos.