Movimentos sociais ocupam sedes de órgãos públicos e cobram 10 mil moradias
Publicado
emMarta Nobre
Uma turba estimada em 1 mil pessoas, segundo integrantes de movimentos sociais, e de pouco mais de 300, na análise da Polícia Militar, ocupou nas primeiras horas desta terça-feira, 8, três prédios do Governo de Brasília.
Os manifestantes integram a Força Nacional de Luta (FNL) e cobram a construção de 10 mil moradias populares no Distrito Federal. Os prédios ocupados são da Novacap, Codhab e DNIT.
A manifestação é pacífica e a polícia acompanha o protesto. O diretor nacional da FNL, Manoel Conceição, diz que o objetivo do grupo é cobrar do governo o repasse de terrenos públicos para a construção de moradias populares e de assentamentos rurais.
“Já fizemos diversas manifestações e nada é resolvido. Mais de 1,8 mil famílias estão acampadas no Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho e Itapoã. Nossa situação de vida é precária. Não comemos direito, pegamos chuva, sol. São crianças e idosos sem moradia”, diz.
O grupo chegou por volta de 6h e impediu a entrada de funcionários. Os integrantes da FNL pedem uma reunião com representantes das três pastas. Até a última atualização desta matéria, a Novacap, Codhab e DNIT ainda não tinham se manifestado.