Curta nossa página


Verão vira inverno

Mudança climática em Netuno deixa cientistas atônitos

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto Divulgação

Os cientistas, que monitoram as mudanças climáticas em Netuno há quase duas décadas, notaram uma mudança “inesperada” – apesar de estar no meio de sua “estação de verão”, o polo sul do planeta primeiro esfriou 8 graus e depois voltou a crescer em 11 graus Celsius.

“Esta mudança foi inesperada. Uma vez que observamos Netuno durante o início do verão no sul, esperávamos que as temperaturas ficassem mais quentes, não mais frias”, disse Michael Roman, pesquisador-chefe da Universidade de Leicester, no Reino Unido.

Os cientistas monitoram as imagens térmicas infravermelhas do planeta nos últimos 17 anos e, entre 2003 e 2018, notaram uma queda nas temperaturas. No entanto, entre 2018 e 2020, a temperatura voltou a crescer rapidamente.
Lembre-se de que o verão dura mais em Netuno , que faz uma rotação completa ao redor do Sol em 165 anos terrestres. A temporada ainda não acabou depois de quase duas décadas de observação e durará cerca de 40 anos terrestres.

Os pesquisadores ainda não têm uma explicação sólida para o fenômeno que observaram; no entanto, especula-se que poderia ser o resultado da química pouco pesquisada do planeta, padrões climáticos específicos ou a influência do sol. De qualquer forma, os cientistas esperam obter mais informações sobre o assunto antes que a temporada acabe – afinal, eles não podem esperar mais 120 anos por mais um verão em Netuno. Os resultados de sua pesquisa foram publicados na revista Planetary Science.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.