Ambiente
Mudança climática influencia fluxos dos rios
Publicado
emAs mudanças climáticas influenciam o fluxo dos rios, pois alguns sofrem uma forte seca, enquanto outros têm mais água correndo entre suas margens, refere hoje um estudo da revista Science.
De acordo com uma análise de milhares de séries temporais de caudais de rios baixos, médios e altos, fornecida por 7.250 observatórios em todo o mundo entre 1971 e 2010, as tendências hidrológicas globais recentes são espacialmente complexas.
O estudo, conduzido por cientistas da Escola Politécnica Federal de Zurique, na Suíça, aponta que, enquanto os rios em algumas regiões estão secando e fluindo menos, outras estão inundando, com mais água correndo entre suas margens.
Os resultados sugerem que as mudanças climáticas são o fator causal que influencia a magnitude dos fluxos no planeta.
Para chegar a essas conclusões, eles usaram uma abordagem de detecção e atribuição de mudanças climáticas e, em seguida, compararam os dados observacionais com simulações do modelo do sistema terrestre do ciclo da água da Terra.
De acordo com os resultados, os padrões no fluxo global são consistentes apenas com as previsões do modelo que consideram os efeitos do forçamento radioativo das mudanças climáticas causadas principalmente pela ação humana, observa o comunicado da Science.
Mas, esclarecem os especialistas, os efeitos simulados da gestão da terra e da água por si só não são suficientes para explicar os padrões recentes.
A este respeito, outras investigações defendem que, embora a atribuição deste estudo às alterações climáticas seja lógica e provável em termos de compreensão do processo de dinâmica do clima, podem existir outros processos responsáveis por contribuir também para os efeitos nos caudais dos rios.