Notibras

Mudando de conversa como foi que ficou aquela velha amizade na roda de bate-papo

Mariana Damaceno

O Governo de Brasília retomará nesta semana o ciclo de discussões diretas com a comunidade. A primeira região administrativa a receber a Roda de Conversa em 2016 será São Sebastião, na próxima quinta-feira (10). Ainda neste semestre, a intenção é promover pelo menos outros três encontros no Distrito Federal. Essa edição será na Vila Olímpica da região, que fica na Quadra 2 do Bairro São Bartolomeu. Os interessados em se inscrever poderão chegar a partir das 18h30. Ao todo, serão 10 participações – sete sorteadas do público e três destinadas a lideranças comunitárias ou movimentos sociais.

O evento começará às 19h30, quando os selecionados poderão fazer a pergunta ou comentário diretamente ao governador. A Roda de Conversa é organizada pela equipe da Subchefia de Interação Social. Trata-se de um espaço para que o governo possa ouvir os moradores sobre as principais demandas de cada região e, assim, atingir melhores resultados no desenvolvimento de políticas públicas.

Edições anteriores – Em 2015, o Roda de Conversa passou por três regiões administrativas (Candangolândia, Itapoã e Recanto das Emas), com a participação de 1.550 pessoas. Os encontros proporcionaram melhorias nas regiões a partir das demandas identificadas. Na Candangolândia, por exemplo, onde a roda ocorreu em 2 de junho, avanços chegaram a parquinhos e em espaços do Parque do Bosque.

O Itapoã foi a segunda região atendida pela iniciativa. Foram 450 pessoas no encontro, que resultou em benfeitorias como a entrega, em 25 de julho, da pista de corrida próxima à Quadra 34 do Paranoá. O local conta com pistas de asfalto com sete raias, além de caixa de areia. O espaço antes servia de transbordo de lixo e de entulho. A região administrativa também ficou mais arborizada com o plantio de mudas de árvores.

No Recanto das Emas, visitada em 31 de julho, houve, depois das discussões, entrega de carteirinhas para artesãos da região. Além disso, a obra do Centro das Artes e Esportes Unificados (CEU) foi finalizada. Trata-se de um espaço que integra ações culturais, práticas esportivas e incentiva a qualificação profissional de jovens.

Agência Brasília

Sair da versão mobile