Eleições 2022
Mulheres na política: uma luta insistente e permanente
Publicado
emA popularidade feminina está em alta na política do Distrito Federal, o exemplo é a maior bancada feminina na Câmara Federal e a primeira senadora eleita por Brasília.
Nos últimos anos, o Brasil vivenciou uma progressão no debate público em torno das questões femininas. Temas como assédio, aborto, maternidade e carreira, vem sendo discutidos amplamente na sociedade e ganhando espaço no cenário político.
A luta pelo direito das mulheres vem progredindo não só no Brasil, mas em todo o mundo. Alguns avanços já foram conquistados nas última décadas, como o direito ao voto e o direito de serem eleitas. Porém, quando se fala em representatividade das mulheres na política, esse debate ainda se encontra muito distante do desejado.
Muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas. Isso acontece devido à exclusão histórica das mulheres na política e que reverbera, até hoje, no nosso cenário de baixa representatividade feminina no governo.
Na Câmara Legislativa, ainda não temos uma maioria feminina, mas isso tem mudado ao longo do tempo. Os partidos já detectaram essa ascensão das mulheres e já trabalham para terem mulheres competitivas em suas nominatas.
Hoje a CLDF conta com deputados fraquíssimos fazendo o mais do mesmo, vendendo votos e se corrompendo. Com isso, fica visível que novas apostas precisam ser colocadas à mesa para nos representar. Uma delas é Nair Queiroz, mais conhecida como Tia Nair, mulher negra, mãe solteira, pedagoga, especialista em projetos sociais e fundadora das instituições Tia Angelina, que hoje empregam mais de 600 funcionários e atendem 3.500 crianças. Nair também foi Administradora da cidade do Varjão.
Eleições 2022
Tia Nair foi candidata a deputada distrital em 2018 pelo o AVANTE, onde obteve mais de 4 mil votos, com pouco ou quase nenhum investimento partidário. Ela tem sido procurada por vários partidos, exatamente porque representa essa ascensão feminina na política brasiliense. Além de ser uma grande gestora, ela representa muito bem a bandeira da mulher negra, mãe vencedora. Além disso, Tia Nair transita bem no meio político. Também tem uma excelente aproximação com muitos políticos e partidos.