As cidades de Volta Redonda, Angra dos Reis, Barra Mansa, Piraí, Pinheiral, e Porto Real anteciparam a vacinação contra o vírus H1N1 para esta segunda-feira (18). Já em Resende, a campanha, que tinha início previsto para sábado, vai começar nesta terça-feira (19). A secretária interina de saúde de Volta Redonda, Mônica Marques, disse que, até o dia 29, serão imunizados pacientes com doença renal crônica, gestantes e crianças de 11 meses a 4 anos. O município recebeu 22 mil doses da vacina, que foram distribuídas em 43 postos de saúde do município.
– No último sábado, fizemos (profissionais de saúde) um mutirão para deixar tudo preparado para esta segunda-feira – disse Mônica.
A secretária explicou que as crianças pequenas vão tomar duas doses. A segunda, 30 dias após a primeira dose.
– Se a criança tem entre 6 meses e 2 anos, 11 meses, 29 dias, tomará duas doses, com intervalo de 30 dias da primeira e segunda. A exceção são as crianças que já tomaram uma dose ano passado. Nesse caso, elas tomarão apenas uma dose este ano. Já as crianças de 3 anos até 4 anos, 11 meses e 29 dias, tomarão apenas uma dose em 2016, independentemente de terem tomado ou não a vacina em 2015. Trata-se de uma determinação do Ministério da Saúde. Já os adultos tomarão uma dose única – explicou Mônica.