Notibras

Na beira do precipício, Coritiba decide demitir Ney Franco para tentar escapar da degola

Temendo o terceiro rebaixamento na era dos pontos corridos, o Coritiba decidiu mudar de treinador na reta final do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, a diretoria do clube paranaense decidiu pela demissão do técnico Ney Franco, que estava no Couto Pereira desde a sétima rodada, apenas. O ex-jogador Tcheco, que dirige o time sub-23, pode assumir interinamente.

Em uma nota oficial divulgada no site do clube, na noite desta terça-feira, a diretoria anunciou a demissão de Ney Franco e do auxiliar Marcelo Serrano. Mas ressaltou que ainda não há uma definição sobre quem será o substituto. “Em breve, a diretoria coxa-branca e o departamento de futebol farão o anúncio do profissional que será responsável por conduzir os clubes nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. A diretoria administrativa do clube agradece a dedicação e o empenho do treinador Ney Franco e do auxiliar Marcelo Serrano pelos meses de trabalho junto ao projeto alviverde”, afirmou a direção.

Ney Franco deixa o Coritiba em um momento conturbado. O time não vence há seis rodadas e acumulou uma sequência de cinco derrotas seguidas. No fim de semana, em confronto direto contra o rebaixamento, só empatou em casa com o Figueirense. O tropeço acabou sendo a gota d’água para a demissão do treinador.

O Coritiba começou o Brasileirão sob o comando de Marquinhos Santos, que foi demitido já na sexta rodada, deixando o clube com cinco derrotas e só um triunfo. Com Ney Franco, o time cresceu de rendimento entre agosto e setembro e chegou a alcançar a 14.ª colocação.

Mas a sequência negativa de outubro voltou a jogar o Coritiba para as últimas posições. Ney Franco deixou o comando do time no 18.º lugar, com 34 pontos, em uma briga parelha contra Figueirense (36), Avaí (35) e Goiás (34) contra duas vagas na Série B. Joinville e Vasco, ambos com 30, são os dois últimos.

Em 2013, o Coritiba demitiu Péricles Chamusca a três rodadas do fim do Brasileirão, quando a equipe era 17.ª colocada. Sob o comando de Tcheco, o time empatou um jogo e ganhou outros dois, somou sete pontos e escapou da degola.

Sair da versão mobile