Notibras

Na crise busque soluções para aumentar o rendimento

Foto/Reprodução Pixabay

Mariana Alves, Edição

Com as dificuldades encontradas em 2016, muitas empresas entraram em 2017 em busca de alternativas para melhorar o faturamento e sair do vermelho. A implantação dos processos de automação pode ser uma oportunidade para alavancar as vendas ainda neste ano.

“Substituir trabalhos manuais pelos automáticos gera assertividade, reduz tempo e, claro, reflete na receita da empresa”, explica Joannes Righetto, diretor da ZIP Automação, e-commerce brasileiro especializado em automação comercial. Para alcançar os seus objetivos, separamos algumas dicas a fim de esclarecer o que você ainda pode fazer para melhorar as suas vendas esse ano:

Conheça o funil de vendas de sua empresa – Conhecer as etapas de seu processo de venda é fundamental para mudar os rumos do seu empreendimento, desde a prospecção e abordagem à negociação e fechamento do negócio
Estude cada um dos processos, saiba exatamente o que seu cliente quer e por onde ele passa antes de comprar. Depois, avalie se o seu empreendimento está cumprindo bem essas etapas

Tenha foco em seus objetivos – Muitas vezes, são tantas as tarefas do dia a dia que perdemos o foco do nosso objetivo principal. Dessa maneira, nos distanciamos dele. É preciso ter uma meta bem definida e caminhar até ela. Ter um plano de ação com estratégias de marketing e financeiras bem focadas pode ser o caminho.

Dentro deste plano, você pode incluir ações pontuais que lhe ajudarão a ser mais produtivo. Por exemplo, se sua loja ainda não tem um leitor de código de barras, pode estar na hora de implantá-lo. Assim, você melhora seu controle de estoque e garante também controle do produto na saída da loja, na hora da venda. “Esse tipo de automação melhora a credibilidade da loja, tanto para seus fornecedores quanto para seu consumidor”, conta Righetto.

Conheça a rotina de sua empresa – É fundamental que você e sua equipe conheçam todos os procedimentos executados na rotina da empresa. Para que nada saia da ordem, eles devem, inclusive, ser documentados.
Para organizar a documentação, peça para cada colaborador fazer um relatório de todas as tarefas que ele costuma executar diariamente. Assim, diante da entrada de um novo funcionário, fica mais fácil explicar os procedimentos de trabalho.

Agindo dessa forma, você economiza tempo e garante eficiência na capacitação de novos colaboradores, além da praticidade na execução das tarefas. Com isso, não apenas o gestor, mas todos os colaboradores serão beneficiados.

Fique de olho nas despesas – Para que sua gaveta de dinheiro não pare de crescer, fique atento às despesas e receitas de seu negócio. Reveja valores de contratos, investimentos e gastos em geral. Ter um sistema de controle de caixa pode fazer toda a diferença nessa hora

Implemente também um relógio de ponto eletrônico. Vale lembrar que empresas com mais de 10 trabalhadores são obrigadas a registrarem ponto, com horário de entrada e de saída, de seus funcionários. “Essa é a maneira mais segura para o comerciante gerir seus funcionários e depois fazer o fechamento no fim do mês”, sugere Righetto. Ao comprar o sistema de relógio de ponto eletrônico, além do maquinário, você ganha o software de gestão, que permite integração com o departamento financeiro.

Invista em tecnologia – Os tempos mudaram e é difícil sobreviver a este novo mundo sem aderir às novas tecnologias. Muitas vezes, não enxergamos a implementação da automação comercial como um investimento. Porém, é preciso entender que as automações visam aumentar a produtividade dos funcionários, resultando em maior receita para a empresa. Portanto, pode ser um gasto hoje que resultará em maior receita amanhã. Pense sempre nisso e modernize-se!

Vale a pena também investir em Marketing Digital, para trabalhar a captação segmentada do seu público-alvo, com inbound marketing, conhecido também como marketing de atração. É uma forma moderna de atrair clientes com baixo custo.

É preciso também estar presente nas redes sociais. Estreite relacionamentos – invista sempre em um plano de comunicação interna e externa. Converse com o seu cliente, não deixe que sua marca fique de fora da internet.

Sair da versão mobile