Reflexões
‘Na estrada da vida a esperança é a última que morre’
Publicado
emAs vezes nos sentimos perdidas, não vemos o rumo certo a tomar… existe rumo certo na vida? Não sei dizer. Tudo que temos é uma estrada, onde devemos seguir em frente. Sempre. Não nos é permitido retornar, refazer os passos passados. O caminho percorrido simplesmente desaparece nas brumas do tempo. É como se jamais tivesse existido. Tudo o que resta são as recordações…
Um dia vivido nunca será recuperado. O que passou, passou. Desse tempo que se foi tudo o que resta é a experiência adquirida… mas nem sempre entendemos o que realmente aconteceu…
A vida é cheia de incertezas. Cada dia que nasce nos traz possibilidades, mas nenhum norte que nos sirva de guia. Só temos a esperança de estarmos caminhando rumo aos nossos objetivos. Mas nem sempre isso acontece…
A incerteza é constante em nossa vida. Cada passo pode nos conduzir ao precipício ou nas planícies do Paraíso. Mas só percebemos onde estamos quando não há mais chances de retornar… pois não há como voltar na estrada da vida…
Fazemos escolhas. A cada segundo decidimos qual caminho tomar, qual rumo seguir. Temos nossas expectativas. A vida é feita de expectativas. Porém, como o pote de ouro no final do Arco Íris, nem sempre o conteúdo do pote corresponde ao que esperamos encontrar…
Desejamos ter sucesso na vida, em nossos empreendimentos. E tudo fazemos para alcançá-lo. Nem sempre conseguimos nosso intento. Porque não há como todos serem bem-sucedidos… alguns sairão derrotados, e poucos desfrutarão o louro da vitória. É difícil de engolir, mas infelizmente é assim que a vida funciona…
Não conseguimos ver exatamente o que acontece ao nosso redor. Simplesmente reagimos às situações em que nos envolvemos. Lutamos às cegas, certas de estarmos defendendo algum ideal. Que, na maioria das vezes, nem existe. É apenas uma Quimera, uma Ilusão criada para nos distrair do foco principal…
Estamos sempre competindo com alguém. Apenas o melhor ficará de pé no final da contenda, o perdedor será jogado em um canto qualquer da Arena, pois a luta prosseguirá… e no final apenas aquele que sobrepujou todos os adversários poderá subir ao pódio da Vitória….
E assim seguimos em frente, pois não podemos retornar ao ponto de partida. Não sabemos o que esperar de nossa jornada. Não temos certeza de nada, não podemos prever nosso amanhã. E nessa névoa que é a vida vamos caminhando, sempre à espera de um futuro melhor em nosso destino. Que pode ou não se concretizar… mas, como já disse alguém, certa vez, a esperança é a última que morre…