Número sete do mundo, Rafael Nadal precisou superar outro duro jogo para se classificar às quartas de final do ATP 500 da Basileia, na Suíça. O espanhol sofreu na noite desta quinta-feira, mas venceu no piso duro e coberto suíço.
O dono de 14 Grand Slams precisou de 2h12min para derrotar o búlgaro Grigor Dimitrov, 28º colocado, por 2 sets a 1 com parciais de 6/4 4/6 6/3 após 2h12min na última partida do dia.
Foi a sétima vitória em sete jogos e quinto embate que o natural da Manacor perdeu sets para o ex-top 10.
A vida de Rafa não foi facilitada em momento algum. Começou sendo quebrado no primeiro game com erros bobos, conseguiu uma reação a partir do 2/4 fechando o set por 6/4. Dimitrov pecou no saque com apenas 34% do primeiro serviço.
Na segunda etapa novamente o búlgaro saiu quebrando, fechou game longo e tornou a romper para abrir 4/0. Nadal então reagiu diminuindo para 4/3, mas Dimitrov não titubeou, sacou bem quando precisava e fechou por 6/4.
No set final outra vez Rafa vacilou no serviço no game inicial, mas devolveu a quebra com smash na rede do búlgaro após sorte na devolução do espanhol que espirrou o taco e caiu dentro e funda. Nadal então teve duas chances desperdiçadas de quebra no 3/2 e conseguiu romper no oitavo game fechando por 6/3 após salvar dois breaks.