Guinness
Não é de Itu, mas maior mamoeiro do mundo é brasileiro
Publicado
emO Guinness World Records acaba de anunciar que o pé de mamão mais alto do mundo tem 14,55 metros de altura e está localizado em Cafelândia, no Paraná.
O mamoeiro que parece coisa de Itu mas que é paranaense, é quase meio metro mais alto do que o anterior recordista, que tinha 14,07 metros. O antigo recorde pertencia a Jhantu Paul, de Bengala Ocidental, na Índia.
Os mamoeiros podem resistir a muitas secas e geadas. Normalmente brotam novamente após 30 a 60 dias, mas não foi o caso desta árvore recordista.
Seu proprietário, Gilberto Franz, disse que “no caso deste recordista, levou 4 meses, o que me deixou muito preocupado e ansioso. Fortes geadas e uma estiagem prolongada, muitas pessoas afirmando que o mamoeiro não iria brotar, ainda assim eu acreditava naquilo que eu mais desejava, estava muito confiante em poder provar ao mundo que o pé de mamão gigante renasceu e assim confirmar o recorde.”
O mamão é uma fruta de clima tropical, o que significa que ele cresce muito bem no Brasil. O Brasil é o segundo maior produtor de mamão no mundo, com cerca de 1,5 milhão de toneladas anuais.
As árvores são plantadas principalmente através de sementes. Entretanto, esta árvore que bateu o recorde cresceu por si só, provavelmente a partir de sementes deixadas no local por algum pássaro.
“Este recorde não é meu, mas pertence à nossa comunidade em geral, foi por eles que eu lutei para conseguir isso,” disse Franz.