Cada pessoa tem sua forma de encarar o mundo. De entender o que ocorre ao seu redor. De perceber o que é certo ou errado, segundo seu ponto de vista. Porque, não se engane… o que é certo para você pode não ser certo para a pessoa que está do seu lado. E por um motivo simples… a sua visão é diferente, pois vocês veem as coisas de ângulos diferentes.
Nem sempre a visão das pessoas coincide. Isso porque cada um de nós está inserido em um mundo particular que, embora percebido pelas outras pessoas ao nosso redor, tudo que a ele se refere está condicionado à nossa percepção.
Um grupo de pessoas que divida o mesmo ideal, por mais estranho que pareça, não tem uma visão uniforme sobre o que defende. Mesmo que aparentemente todos marchem lado a lado, procurando atingir o mesmo objetivo, isso na realidade não acontece. Porque o objetivo de cada um é, particular, pessoal. Pode satisfazer a maioria pela visão global. Mas os descontentes para com a solução encontrada serão muitos, pois esperavam um desfecho diferente para o final da caminhada.
Isso é muito comum em todos os eventos de nossa vida. Seja no âmbito profissional, educacional, pessoal… não há um consenso nos resultados da caminhada coletiva, porque sempre haverá quem desejaria um final diferente para cada situação resolvida.
O maior (e melhor) exemplo para essa exposição é o casamento. A princípio duas pessoas se associam para formar uma família e decidem que a partir daquele momento dividirão seu mundo e formarão um novo núcleo social. Várias serão as exigências a serem cumpridas e, mesmo que tal ocorra, o casal não está isento de, de um momento para o outro, ser vítima de uma ruptura em seu relacionamento. Não é por acaso que a maioria dos casamentos tem uma vida tão curta no mundo atual. E, não.
Nem sempre a decisão de se separarem nasce de desavenças entre os casais. Muitas vezes são interferências externas que acabam por esgarçar o delicado tecido do qual é feita a união do casal.
Por isso, criança, em qualquer situação o que conta é seu bom senso em analisar tudo aquilo que ocorre ao seu redor. Ouvir as pessoas que compõe seu Universo é uma forma inteligente de ter uma visão global e ajuda na tomada final das decisões. Mas tenha certeza de que sua ação realmente corresponde aos seus anseios. Pois muitas vezes não dá para voltar atrás em nossas decisões.