Espectro ultravioleta
Nasa divulga fotos coloridas impressionantes de Marte
Publicado
emO Planeta Vermelho tem quatro estações, assim como a Terra, e duas delas – verão e inverno – foram fotografadas com o Imaging Ultraviolet Spectrograph. As fotos foram publicadas pela Nasa em luz ultravioleta.
A técnica usada pela agência espacial mede comprimentos de onda entre 110 e 3340 nanômetros – o que obviamente está fora do espectro visível. As áreas roxas são o ozônio na atmosfera do Planeta Vermelho, enquanto as brancas e azuis são nuvens e neblina no céu.
“Ao visualizar o planeta em comprimentos de onda ultravioleta, os cientistas podem obter informações sobre a atmosfera marciana e visualizar as características da superfície de maneiras notáveis”, afirmou a Nasa.
Marte também experimenta quatro estações diferentes, no entanto, elas são duas vezes mais longas que as da Terra, já que o ano marciano é igual a aproximadamente dois anos terrestres. A foto tirada em julho de 2022 mostra o verão no hemisfério sul do Planeta Vermelho – o período em que Marte estava mais próximo do Sol. Na foto, Argyre Planitia – uma das maiores bacias formadas por asteróides do planeta, cheia de neblina atmosférica – e o nublado Valles.
A segunda foto mostra o hemisfério norte marciano passando pelo inverno. Isso explica a abundância de nuvens brancas e o acúmulo de ozônio em seu Pólo Norte (roxo). Segundo os cientistas da Nasa, os dados recebidos junto com as fotos aumentam a compreensão da história do clima marciano.