Asteroides potencialmente perigosos de se chocar contra a Terra estão se aproximando do planeta. Mas, a exemplo de ameaças anteriores, mais uma vez passarão sem provocar danos. É o que informa a Nasa, que tem acompanhado nos últimos dias as trajetórias de três ‘pedras perdidas’ vagando lá em cima.
O maior desses asteroides é o 2020 XU6, com seus mais de 220 metros de diâmetro. A maior aproximação será de pouco mais de 2 milhões de quilômetros, ou oito vezes a distância entre a Terra e a Lua. Sua passagem está prevista entre a segunda, 22, e a terça, 23, a uma velocidade de 30 mil quilômetros por hora.
O XU6 trará em seu rastro mais dois objetos espaciais – 2020 BV9 (23 metros de diâmetro), que passará a uma distância de 5,6 milhões de quilômetros, e 2021 CC5 (40 metros de diâmetro), que será avistado cerca de 6,9 milhões de quilômetros da Terra. Esses astros darão as caras por aqui no decorrer da semana.
O painel do Asteroid Watch, da Nasa, rastreia asteroides e cometas que farão abordagens relativamente próximas da Terra. O painel exibe a data de aproximação, diâmetro aproximado do objeto, tamanho relativo e distância da Terra para cada encontro. O painel exibe as próximas cinco aproximações da Terra dentro de 4,6 milhões de milhas (7,5 milhões de quilômetros ou 19,5 vezes a distância da lua). Um objeto maior do que cerca de 150 metros que pode se aproximar da Terra dentro desta distância é denominado um objeto potencialmente perigoso.